quinta-feira, 8 de julho de 2010

Lesões de maior incidência em tenistas

Epicondilite Lateral do Úmero (cotovelo de tenista)


Nessa lesão ocorre a inflamação dos epicôndilos e dos tendões que à eles se prendem, sendo mais frequente o acometimento do epicôndilo lateral devido aos movimentos de extensão e supinação, realizados durante o golpe de backhand.




Diagnóstico



Fixar o antebraço em pronação e pedir para o paciente realizar os movimentos de flexão e extensão do punho. Em seguida, o avaliado estando com o punho estendido deverá realizar a sua flexão, com o avaliador impondo resistência. Em caso de dor no epicôndilo lateral, deverá suspeitar de epicondilite.








Tennis Leg (síndrome da pedrada)



É uma lesão no músculo gastrocnêmio, decorrente de um movimento súbito e potente, como um tiro curto em direção a rede, na tentativa de alcançar um drop-shot (deixadinha).











Tennis Toe


É um sangramento em baixo da unha, que na maioria dos casos ocorre no "dedão", como resultado da ação de correr e parar rapidamente, onde os dedos são arremetidos repetidas vezes contra a parte da frente do tênis.











Síndrome de Quervain


Ocorre uma inflamação nos tendões que passam pelo punho no lado do polegar, devido ao uso constante constante do polegar em direção ao dedo mínimo. No tênis isso ocorre principalmente no movimento do saque.











Diagnóstico




Nesse caso é usada a "Manobra de Finkelstein" que testa os tendões abdutor longo do polegar e extensor curto do polegar. Fechar o punho e forçá-lo medialmete.











Labrum Acetabular


O labrum acetabular é uma estrutura semelhante ao menisco, que tem como função estabilizar o quadril. Essa lesão é decorrente da inflamação da fibrocartilagem que recobre a parte anterior da articulação do quadril, sendo causada por impactos repetitivos sobre a articulação coxo-femural e movimentos excessivos e inadequados.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário