segunda-feira, 5 de julho de 2010

Efeitos da bola

Spin - O mais usado no tênis atual. Bola gira em direção ao objetivo, como as rodas de um carro indo para frente. Permite enviar a bola bem alta sobre a rede e, devido à pressão aerodinâmica na parte superior da bola, ainda garantir sua chegada antes da linha de base, onde quicará alto e para o fundo da quadra. O efeito é obtido pelo movimento de baixo para cima da raquete, com face da raquete aproximadamente a 30º em relação ao solo e ponto de contato da bola com a raquete praticamente vertical.


Slice - O efeito dado para a bola girar em sentido contrário em direção ao oponente, como um carro dando ré. A bola flutua no ar por mais tempo e quica baixo ao tocar o solo. O efeito é obtido pelo movimento da raquete do alto para baixo, com face da raquete virada para cima em ângulo de aproximadamente 45 º, com contato com a bola pela parte inferior.



Flat - Um golpe dado com pouco efeito na bola, o que necessita que o impacto com a bola seja feito em altura próxima ou pouco superior à da rede. A raquete fará impacto com a bola em linha reta e a velocidade final da bola será praticamente idêntica à obtida na saída, excetuando-se o atrito com o ar.





Fonte: Entenda o Tênis. José Nilton Dalcim

Nenhum comentário:

Postar um comentário